O que é Extensão numa Escola de Saúde Pública?

É uma atividade acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa baseada num processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que visa a interação transformadora da sociedade.
As atividades de extensão da ESPDF têm como objetivo promover a interação entre a Escola e a comunidade local, visando a melhoria das condições de saúde da população, a transformação social e a interação dialógica, formação interdisciplinar, interprofissional e transdisciplinar dos estudantes, através de atividades educativas, culturais, científicas e tecnológicas.
As atividades de extensão deverão estar alinhados com as políticas públicas de saúde do Ministério da Saúde, com as necessidades da comunidade do Distrito Federal e com os princípios e diretrizes estabelecidos pelo MEC e com as estratégias da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Todas as atividades de Extensão da ESPDF devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento:

I – Ciências Exatas e da Terra;
II – Ciências Biológicas;
III – Engenharia/Tecnologia;
IV – Ciências da Saúde;
V – Ciências Agrárias;
VI – Ciências Sociais;
VII – Ciências Humanas;
VIII – Linguística, Letras e Artes.

Todas as Atividades de Extensão deverão também ser classificadas segundo a Linha de Extensão Principal:

1. Saúde Coletiva e Epidemiologia;

2. Saúde da Família e Comunidade;

3. Políticas e Gestão em Saúde;

4. Educação e Promoção da Saúde;

5. Tecnologias em Saúde;

6. Saúde Ambiental e do Trabalhador;

7. Saúde Mental;

8. Nutrição e Alimentação Saudável;

9. Envelhecimento e Saúde do Idoso;

10. Saúde Materno-Infantil;

11. Vigilância em Saúde e Ambiente (imunização, vigilância laboratorial, emergências em saúde pública, saúde do trabalhador e saúde ambienta);

12. Direitos Humanos e Saúde;

13. População em situação de Vulnerabilidade  e Grupos Populacionais específicos;

14. Doação, Captação e Transplante de órgãos e tecidos;

15. Saúde da Mulher;

16. Saúde nos Ciclos de Vida;

17. Vigilância Sanitária.

A tramitação administrativa para as Atividades de Extensão deverá seguir o seguinte fluxo

1)  inscrição da proposta conforme Edital de Credenciamento;

2) análise e deliberação pela CTME;

3) publicação das atividades de extensão aprovadas no sítio eletrônico da FEPECS;

4) acompanhamento das atividades de extensão pelo NEEX;

5) entrega de relatórios parciais e finais das atividades executadas (monitoramento) e certificação pelo coordenador da atividade de extensão;

6) prestação de contas financeiras e orçamentárias quando couber.

Edital de credenciamento
Resolução do NEEX