Escola de Saúde Pública realiza II Oficina preparatória para atividades práticas curriculares

O momento reuniu mais de 100 profissionais de instituições de ensino conveniadas

Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) realizou, nesta quarta-feira (7), a II Oficina preparatória para as atividades práticas curriculares dos cenários de ensino da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). O evento, que aconteceu no auditório da Fundação Hemocentro, reuniu mais de 100 profissionais de instituições de ensino conveniadas com a SES/DF, além de representantes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs).

A abertura contou com a presença da diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, que enfatizou a “importância do trabalho realizado nos cenários de ensino”. Também estavam presentes a diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro, a coordenadora de Ensino-Serviço e Educação na Saúde, Verônica Lobo e a gerente de Integração Ensino-Serviço, Eliane Takenaka. O encontro proporcionou um panorama sobre as atividades práticas nos cenários da SES, que são utilizados diariamente por centenas de estudantes da área de saúde.

Durante a Oficina, os participantes foram informados acerca das regras contidas na Portaria Conjunta nº 2/2023, que dispõe sobre a regulamentação das atividades práticas curriculares obrigatórias desenvolvidas nas estruturas orgânicas da SES/DF, e também puderam esclarecer dúvidas rotineiras do dia a dia. A coordenadora de Ensino-Serviço e Educação na Saúde, Verônica Lobo, classificou a reunião como “uma oportunidade de relembrar os direitos e deveres às instituições de ensino, aos servidores da SES/DF que atuam como supervisores de cenário e aos núcleos de educação permanente em saúde”. Na oportunidade, também foi apresentada a Programação de Pactuação de vagas para o ano de 2025.

Atividades em grupo

No período da tarde, os participantes foram divididos em três grupos com temas diferenciados. Reunidos em salas disponibilizadas pela Fepecs, trataram de assuntos como “Fluxo e Procedimentos para devolução de vagas” e “Construção do plano de atividades/termo de pactuação”. As atividades foram coordenadas pelos Núcleos de Educação Permanente (Nep’s) e pela Gerência de Integração Ensino-Serviço da ESP/DF.

Para encerrar o evento com chave de ouro, a diretora do Hospital Materno Infantil (Hmib), Marina da Silveira, apresentou uma sala temática abordando o “Relato de experiência de uma unidade de referência distrital da SES/DF na construção de projeto básico e utilização de contrapartida”, assunto de muito interesse dos participantes, que gostam de saber como o recurso é investido. Na ocasião, a diretora destacou também uma visão prática e bem-sucedida da relação e integração entre serviço, ensino e educação.