Lançado primeiro edital de credenciamento conjunto para atividades de extensão

Publicação contempla financiamento para projetos neste ano e em 2025

Sanmya Meneses, da Fepecs |Edição: Natalia Oliveira

O primeiro edital de credenciamento conjunto para atividades de extensão no âmbito da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), foi publicado nesta terça-feira (27). O documento também abrange atividades que podem ser desenvolvidas por docentes e estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF).

Podem apresentar propostas alunos, docentes, ligas acadêmicas, servidores das instituições, além de entidades conveniadas, nos termos da Portaria Conjunta Nº 2, de 26 de janeiro de 2023. O edital regulamenta as inscrições de atividades de extensão nas modalidades programas, projetos, cursos, mini-cursos, eventos, prestação de serviços e atividades das ligas acadêmicas.

A grande novidade do edital é que as propostas podem ser credenciadas sem ônus para a instituição, ou com o auxílio financeiro para realização de algumas atividades. Para isso, a Fepecs conta com o valor de R$ 200 mil por semestre, de forma a apoiar os projetos que necessitarem de algum subsídio financeiro. A coordenadora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão, Vanessa Dalva Guimarães Campos, explica que “os recursos podem ser utilizados, por exemplo, no custeio para a publicação em periódicos, passagens, hospedagem, inscrição em congressos ou seminários, participação para eventos técnicos científicos ou capacitação em treinamento”. A Fepecs poderá financiar esses itens utilizando recursos da contrapartida das instituições conveniadas.

A coordenadora explica que a atividade de extensão é um ato interdisciplinar que precisa ter envolvimento com a comunidade. Segundo ela, “essas atividades vão ser reconhecidas pela nossa instituição e precisam gerar um produto”. A ideia é “desenvolver e promover atividades de extensão extramuros, ou seja, fora da nossa instituição, e que envolvam a comunidade”, destaca. Ela lembra que o edital possui, inclusive, linhas de extensão prioritárias, como por exemplo, ampliação e qualificação da atenção primária no DF; saúde mental infanto-juvenil; saúde da população negra; atenção aos pacientes com doenças negligenciadas; epidemiologia na saúde pública; prevenção do suicídio, entre outras.

Inscrições

As inscrições serão contínuas, até o ano de 2025, e podem ser realizadas acessando o formulário, no site da Fepecs. Para se inscrever, os proponentes devem apresentar, obrigatoriamente, todos os requisitos que constam no item 6.2 do edital.

Após o encaminhamento da inscrição, a proposta será analisada pela Câmara Técnica Mista de Extensão, constituída por membros da ESP/DF, Escs, e da Comissão de Integração de Ensino-Serviço (Cies). O resultado do credenciamento também será publicado no site da Fepecs.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo