O evento reuniu profissionais, residentes e especialistas no auditório da Fepecs
Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira
Com o objetivo de abordar as doenças renais crônicas (DRC) e suas nuances, o programa de residência multiprofissional em nefrologia da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) reuniu, na última terça-feira (19), profissionais, residentes e especialistas no 1º Simpósio sobre o tema. O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi o local escolhido para sediar o evento, que contou com palestras e mesas-redondas realizadas por profissionais das áreas de medicina, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social, farmácia, fonoaudiologia e fisioterapia.
A coordenadora da residência multiprofissional em nefrologia , Karine Cardoso Lemos, destaca que o evento expôs um panorama sobre os temas pertinentes para o paciente renal crônico. “Essa abordagem nos assuntos apresentados tem o intuito de proporcionar uma excelência no tratamento e atendimento dos pacientes”, disse. “Como o próprio nome do simpósio indica, é um evento multiprofissional e várias áreas podem participar e contribuir”, afirma a especialista.
A programação do Simpósio contou com atualizações, estudos de casos e novidades científicas sobre os assuntos apresentados, além da possibilidade de participação do público nas discussões. Durante o dia de atividades, os participantes puderam entrar em contato com temas como: serviço social e a nefrologia, noções de diálise peritoneal, conduta nutricional da rabdomiólise, abordagem farmacológica em nefrologia, assistência fisioterapêutica para paciente em diálise, reabilitação em tratamento físico, além de palestras voltadas para a abordagem da psicologia nas DRC, disfagia, cirurgia bariátrica, queimaduras e terapias de substituição renal.
A organizadora do simpósio e preceptora da residência, Patrícia Matias de Souza, afirma que a principal contribuição do evento é fomentar questionamentos e apresentar novidades sobre o assunto. “Em 2023, fizemos um curso de atualização, que foi o ponto de partida para a realização do 1º Simpósio de Residência Multiprofissional em Nefrologia. A intenção é colocar a atividade no calendário anual da residência”, garante.
Sobre o programa
O programa de residência multiprofissional em nefrologia em rede é ofertado pela ESP/DF e tem como objetivo o aperfeiçoamento e a qualificação técnica na área de nefrologia, visando uma assistência multiprofissional, sistematizada, especializada e fundamentada. Dessa forma, o curso atua de forma integrada em equipes multiprofissionais, promovendo ações interdisciplinares e intersetoriais, que garantam o acesso ao conhecimento necessário às particularidades da nefrologia.