Comunidade terá papel fundamental na escolha da logomarca da ESP/DF

Resultado da votação, com identidade visual da escola será divulgado dia 29 de agosto

Sanmya Meneses, da Fepecs |Edição: Natalia Oliveira

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) lançou, nesta quarta-feira (21), uma enquete para escolha da sua logomarca com participação da comunidade, que terá papel fundamental na definição da identidade visual institucional. Mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), a ESP/DF teve sua criação formalizada no mês de junho, trazendo como principal missão o fortalecimento da educação em saúde no DF.

Após um intenso processo criativo, a ESP apresenta quatro propostas de logo para votação de servidores, alunos, residentes e de toda a comunidade. Os interessados em escolher a que melhor representa a instituição de ensino podem acessar o formulário de votação e escolher a de sua preferência. Para os servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), da Fepecs e da própria ESP, a votação também será disponibilizada pela intranet e segue até o dia 28 de agosto, às 20h.

A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, destaca que a escolha de uma logo “é vital para a construção da imagem de uma escola de saúde pública, impactando sua identidade, comunicação e relacionamentos com a comunidade”. Ela lembra, ainda, que uma identidade visual bem elaborada é também um símbolo da missão, valores e reputação da instituição.

Sobre a participação da comunidade na escolha da logomarca, a gestora acrescenta que a ideia de se fazer essa consulta “reforça a valorização e pertencimento dos atores envolvidos neste processo, fortalecendo ainda mais a educação em saúde”.

Para a diretora da ESP, Fernanda Monteiro, a consolidação da escola como um espaço de discussão e produção de conhecimentos voltados para saúde e seus determinantes sociais, traz a comunidade como um dos agentes participativos deste processo. “Diante disso, a proposta de decidir coletivamente na escolha da logo, permite imprimir a identidade da escola sob a ótica da comunidade, servidores, alunos e residentes, fortalecendo a participação de todos na construção da história da ESP/DF”, destaca.

Logo vencedora

O resultado da votação com a logo vencedora será apresentado no dia 29 de agosto, durante o segundo dia de programação do III Seminário de Educação Permanente em Saúde da Fepecs, com a participação de representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da Fepecs, com temática sobre os desafios e potencialidades nas vivências do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, a nova estrutura da ESP/DF será apresentada oficialmente aos servidores da SES e de outros órgãos parceiros, como o Ministério da Saúde (MS).