As aulas serão em formato online e assíncrono
Sanmya Meneses, da Fepecs
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF), lançou o curso online “Transfusão de Hemocomponentes – da captação à hemovigilância”.
A capacitação visa atualizar e sensibilizar os profissionais sobre os aspectos do ato transfusional, garantindo a segurança do paciente, a segurança transfusional e o uso racional dos hemocomponentes.
Durante a live de lançamento, realizada nesta quarta-feira (26), a diretora da Hemorrede da FHB, Bárbara Berçot, definiu o curso como “um divisor de águas para a hemoterapia no DF e capacitação dos profissionais”. Ela destacou que a capacitação é focada na segurança dos pacientes e qualidade da transfusão e da assistência prestada pela fundação.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, enfatizou a importância da parceria entre as duas fundações para que o curso fosse viabilizado. “O resultado desse produto é uma soma de esforços. É um orgulho para nós fazer parte dessa parceria por meio da ESPDF/Fepecs, que fornece sua contribuição na educação em saúde. O curso ficou muito bem estruturado e o Hemocentro se apresenta como pioneiro na formação e treinamento dos profissionais que trabalham com hemocomponentes e hemoderivados”, destacou.
O presidente da FHB, Osnei Okumoto, enfatizou que o uso da plataforma da ESPDF/Fepecs permitirá um alcance significativo do curso em todo o país. “Fico muito feliz pela disponibilização do curso para todo o país. É sempre bom lembrar a importância da qualificação permanente dos servidores. Muitos conhecimentos que, às vezes, não adquirimos na formação inicial, podemos obter por meio deste curso”, afirmou.
Módulos e inscrições
O curso é direcionado para profissionais de saúde que atuam na área de hemoterapia e tem arga horária de 36 horas. As aulas serão ministradas em formato online e assíncrono. Para se inscrever, os interessados devem acessar a plataforma da ESPDF/Fepecs e efetuar a autoinscrição no período de 26 de fevereiro a 27 de junho. Para ter acesso o certificado, o participante deve concluir todas as aulas, obter 70% de acerto nas avaliações e preencher o questionário de satisfação até 15 de julho.
Serão abordados temas como: introdução à hemoterapia, captação intra-hospitalar de doadores; produção, distribuição e indicação de hemocomponentes; Pacient Blood Management – PBM; testes pré-transfusionais; preparo e transfusão de hemocomponentes, monitoramento e finalização da transfusão e reações transfusionais.