O evento foi realizado no auditório da Fepecs e contou com a presença de autoridades
Natalia Oliveira e Sanmya Meneses, da Fepecs
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) realizou, na noite dessa segunda-feira (17), uma aula magna para recepcionar os estudantes aprovados no processo seletivo para os cursos técnicos em análises clínicas, enfermagem, saúde bucal e radiologia. O momento foi coordenado para dar boas vindas aos 200 novos alunos e marcar o início de uma jornada que integra aprendizado, ética e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), reuniu, além dos futuros técnicos, gestores, docentes, preceptores, tutores, coordenadores e autoridades. O encontro marcou o primeiro contato dos estudantes com a ESP/DF e serviu para que eles conhecessem a dinâmica da escola, além do cronograma dos cursos e atividades que serão realizadas ao longo da trajetória acadêmica.
A vice-governadora do DF, Celina Leão marcou presença no evento e ressaltou a importância desse primeiro encontro. “A aula magna tem um significado muito especial, que é o significado do cuidado. Vocês terão a oportunidade de ter uma formação e de impactar milhares de vidas”, evidenciou. Listando inúmeras vantagens de se apostar na educação e no conhecimento, a vice-governadora questionou aos estudantes: “Tem algo mais bonito do que você chegar dentro de uma rede pública de saúde e ter um profissional com um olhar humanizado para o cuidado com próximo?”. Após isso, encerrou sua fala desejando boa sorte a todos e pedindo que “aproveitem ao máximo essa grande chance”.
Durante a solenidade de abertura, a diretora da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes destacou a satisfação de ver o auditório da instituição “completamente lotado e repleto de pessoas cheias de expectativas”. Ao se dirigir à platéia de estudantes, a gestora ressaltou que “hoje vocês têm a oportunidade de ingressar em uma escola comprometida com a formação de qualidade, com um diferencial importante: iniciar um curso em novembro e, já em fevereiro do ano que vem estar inseridos nos cenários da SES/DF”. Inocência lembrou ainda que os laboratórios foram revitalizados recentemente justamente para esse momento. “E nada disso seria possível sem o esforço dedicado dos nossos servidores e colaboradores”, finalizou.
À frente da ESP/DF, Fernanda Monteiro deu as boas vindas aos novos estudantes e apresentou um pouco do trabalho realizado pela escola. “Eu tenho certeza que cada um de vocês aqui tem uma história, fizeram a inscrição para o curso, fizeram o processo seletivo e chegaram aqui, deixando seus pais e familiares orgulhosos”, disse. A diretora destacou que “o DF é pioneiro, no Brasil, na formação integrada de técnicos, ou seja, os residentes, os preceptores de residência vão receber, nos serviços lá na ponta, os nossos técnicos, e a formação será compartilhada, pois isso faz com que a gente reduza a distância entre os níveis de formação”. Muito feliz Fernanda afirmou: “tenho certeza que cada um de vocês fará a diferença no SUS do Distrito Federal, sejam bem-vindos, a escola é de vocês”.
História de sucesso
A ESP/DF foi criada há pouco mais de um ano com o objetivo de incentivar e fortalecer a pesquisa em saúde, além de promover políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a saúde coletiva por meio da educação em saúde para a comunidade, com formação e qualificação de profissionais no contexto do SUS.
À época de sua criação, a ESP/DF incorporou a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), onde Maria Ivone Levay realizou, na década de 1999, o curso de auxiliar de enfermagem, e, graças a isso, conquistou uma vaga no serviço público. “Já tinha curso superior, com formação em matemática, mas como não conseguia emprego fixo, fiz o curso de auxiliar de enfermagem e prestei concurso para a SES, pois ia me garantir renda e estabilidade”, conta. Segundo ela, “por ser uma escola de excelência, praticamente todos da minha turma que fizeram o concurso conseguiram passar, tamanha era a qualificação dos profissionais”.
Maria Ivone acredita que sua história pode inspirar outras pessoas, mesmo àquelas que, assim como ela, também já possuem nível superior. “Vocês que estão aqui hoje, podem ter suas vidas transformadas como eu tive. Primeiro fiz o curso auxiliar, depois me qualifiquei com o curso técnico, e acredito que isso foi essencial para minha vida profissional”, avalia.
Assim como Maria Ivone, a docente do curso técnico em análises clínicas, Erica Azevedo, acredita na força transformadora do conhecimento. Há cerca de dez anos na educação profissional, ela relata a ansiedade em receber os novos alunos e conta que a preparação para ministrar as aulas começou com os planos de cursos, a busca por materiais e o curso para a preceptoria. “Esse curso foi muito importante e agregou bastante no conhecimento de metodologias de ensino ativas. Agora, estamos ansiosos para receber os novos alunos”, aponta. Para ela, um dos momentos mais gratificantes da profissão “é quando algum deles ingressa no mercado de trabalho e depois vem nos agradecer”.
A coordenadora de ensino técnico da ESP/DF, Sandra França, também não esconde sua felicidade em receber os novos alunos, e afirma que a aula magna “representa a concretização de todo o trabalho realizado em prol dos cursos técnicos”. De acordo com ela, foi um longo caminho até esse evento: “tivemos a preparação do edital, a capacitação dos preceptores e a semana pedagógica, que reuniu professores dos cursos técnicos para instrumentalizar as metodologias que estão mais atuais, na perspectiva da gente trazer o que há de mais avançado da saúde para o SUS”. Hoje, com a realização da aula magna, Sandra comemora o sucesso do trabalho em equipe e salienta: “vamos coroar esse momento com chave de ouro”.
Sobre os cursos
Os cursos técnicos da ESP/DF integram o Programa de Ensino Técnico Associado às Residências em Saúde (Protec), instituído pela Portaria SES nº 127, de 08 de abril de 2025, que apóia a realização de atividades formativas estruturadas para a qualificação da força de trabalho do SUS-DF. Os mais de 200 estudantes que iniciaram a nova jornada foram selecionados após processo seletivo realizado no mês de setembro, organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A formação é orientada para a atuação direta na assistência, nos serviços de apoio diagnóstico e nos processos de trabalho da rede pública de saúde, contribuindo para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde, ampliando competências e elevando a qualidade do cuidado prestado à população do Distrito Federal.
