Durante três dias, representantes das instituições conheceram práticas e projetos da ESP/DF, fortalecendo a cooperação entre estados e a integração entre saúde e educação
Ascom Fepecs
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) recebeu, entre os dias 23 e 25 de julho, representantes da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso e da Escola de Saúde Pública de Manaus (ESAP). Durante três dias, as equipes participaram de uma visita técnica na sede da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela ESP/DF.
Ao longo do encontro, os participantes acompanharam detalhamentos sobre a gestão institucional, os projetos em andamento e as práticas exitosas implementadas pela ESP/DF. A superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, Sílvia Tomaz, considerou a visita extremamente significativa e ressaltou que a atividade contribuiu para alinhar os processos educacionais entre as instituições.
“A Escola de Saúde Pública do Mato Grosso está visitando todas as escolas da região Centro-Oeste com o objetivo de alinhar nossos processos educacionais. Iniciamos esse movimento a partir do Encontro das Escolas do Centro-Oeste, realizado aqui na Fepecs, no ano passado. Fomos muito bem acolhidos por toda a equipe técnica da ESP/DF, que nos apresentou detalhadamente seus processos”, explicou.
Ela acrescentou que um dos principais encaminhamentos da visita foi a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as instituições, com foco na implementação conjunta de atividades e no intercâmbio de projetos já desenvolvidos nas escolas, fortalecendo uma rede de trocas e boas práticas.
Davi Cunha, psicólogo e um dos três servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) presentes na visita técnica, também destacou a importância da experiência. “Conhecer a trajetória, o momento atual, as atividades e o planejamento da ESP/DF foi fundamental para fortalecer e ampliar as ações de educação em saúde na SES-AM. Saímos com a impressão de que a ESP/DF está comprometida com a formação e o desenvolvimento dos profissionais de saúde, sendo um agente potente de integração entre os setores indissociáveis de saúde e educação”, avaliou.
A programação da visita incluiu ainda um encontro no Ministério da Saúde, com o objetivo de levar os principais encaminhamentos gerados a partir do diálogo entre as escolas e reforçar a articulação entre as esferas federais e estaduais na formação em saúde.
“A visita ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde, no Ministério da Saúde, foi extremamente importante. Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa experiência na implantação do Protec, e a pasta deseja compartilhar com os outros estados essa formação integrada, já que, semana passada o Ministro lançou como prioridade, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, a integralidade da formação entre os níveis de escolaridade”, afirmou a diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro.