Ao todo, são 30 bolsas em quatro modalidades
Sanmya Meneses, da Fepecs
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) foi contemplada no Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Ao todo, serão disponibilizadas 30 bolsas para estudantes de graduação e do ensino técnico.
Lançado em outubro, o edital teve como objetivo estimular a participação de jovens no universo científico e fortalecer a cultura de inovação no Distrito Federal. As bolsas serão distribuídas entre os programas PIBIC, PIBIC Júnior, PIBITI e PIBITI Júnior. Os estudantes que desejarem concorrer às vagas deverão participar do edital interno da instituição, que será lançado em 2026.
A coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da ESP/DF, Ana Godoy, explica que a aprovação da ESP/DF no edital representa um marco para a instituição. “Essas bolsas vão possibilitar que estudantes da graduação e do ensino técnico vivenciem, desde cedo, a pesquisa científica e a inovação em saúde. É um passo fundamental para incentivar novas vocações e ampliar a capacidade de produção de evidências científicas para o SUS-DF”, destaca.
Ela lembra, ainda, a importância de projetos alinhados às necessidades da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e ao compromisso público da ESP/DF para produção de conhecimento confiável e que consolide a pesquisa como eixo estruturante da formação em saúde pública.
