II Simpósio de Análises Clínicas discute correlações clínico-laboratoriais

O encontro será realizado nos dias 5 e 6 de setembro

Sanmya Meneses, da Fepecs |Edição: Natalia Oliveira

Promover a integração dos alunos com profissionais da área e apresentar as possibilidades de trabalho oferecidas pela formação, seja em um laboratório de análises clínicas ou de pesquisa. Com esses objetivos, o Simpósio de Análises Clínicas, promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), que tem como mantenedora a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), traz em sua segunda edição uma série de palestras focadas nas correlações clínico-laboratoriais. O encontro acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, de 8h às 12h, no auditório da Fepecs.

Para o coordenador do curso técnico em Análises Clínicas, Edejan Heise de Paula, “o primeiro simpósio mostrou a importância de trazer profissionais experientes e atuantes com o foco na preparação para o mercado de trabalho, de maneira a contribuir para a formação dos alunos”. Segundo ele, o contato com outras áreas afins ao curso de análises clínicas é uma oportunidade de integração entre alunos e profissionais da área.

Além de palestrantes da Fepecs e da ESP, o evento terá participação de profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, (SES/DF), Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Jataí (UFJ). Serão abordados temas específicos como: panorama e diagnóstico de doenças raras; correlações clínico-laboratoriais no diagnóstico de dengue e arboviroses; correlações clínico-laboratoriais em bioquímica clínica com foco em diabetes mellitus; pesquisa e análises laboratoriais em probióticos, além de correlações clínico-laboratoriais em citogenética aplicada às leucemias e em microbiologia clínica.

Inscrições

As inscrições para o II Simpósio de Análises Clínicas são gratuitas e iniciam nesta segunda-feira (19), seguindo até 2 de setembro. Para se inscrever, os interessados podem acessar o link https://docs.google.com/forms/d/1ou9oqUSK-z4YseJKCIRn0PIZ92idNbBN0GBQGjkZwUs/viewform?edit_requested=true.
Além de o evento ser voltado a estudantes de nível médio e superior da área de análises clínicas e profissionais de saúde, também é aberto para a comunidade e os participantes receberão, ao final do segundo dia, um certificado emitido pela ESP.

Primeira edição

O I Simpósio de Análises Clínicas foi realizado no mês de maio e reuniu mais de 70 participantes. O encontro teve como tema focal a iniciação no mercado de trabalho, e foram apresentados diversos assuntos que envolvem a rotina dos futuros técnicos em análises clínicas, entre eles, controle de qualidade aplicado aos laboratórios de emergência, rotina laboratorial para exames de emergência e unidades de terapia intensiva (UTI) da rede pública do DF e coleta de amostras para pesquisa de vírus respiratórios.