Jornada Científica da Residência em Enfermagem de Centro Cirúrgico debate práticas de segurança do paciente

Evento aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro

Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Jornada Científica da Residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico, reunindo profissionais, residentes e especialistas durante dois dias de conhecimentos e aprofundamento técnico. Com o tema “O Poder do Cuidado Seguro”, o encontro promoveu debates essenciais sobre práticas que garantem maior segurança ao paciente no ambiente cirúrgico, além de incentivar a produção científica na área.

Ao longo da programação, foram discutidos assuntos estratégicos para o aprimoramento da assistência, como Liderança de Enfermagem no Centro Cirúrgico, Comunicação Efetiva, novas tecnologias aplicadas ao cuidado e Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Os painéis reuniram especialistas que atuam na Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) e também na rede privada, fortalecendo a integração entre diferentes serviços.

Com 70 vagas anuais, totalizando cerca de 140 residentes entre R1 e R2, a Residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico da ESP/DF destaca-se como uma das maiores do Brasil em número de profissionais em formação- um marco que reforça o compromisso com a qualificação da força de trabalho em saúde.

Para a tutora e organizadora do evento, Raquel Barcellos Schiffer, a Jornada cumpre um papel essencial no desenvolvimento profissional dos residentes. “A importância do evento está em oportunizar um debate amplo entre as diferentes categorias profissionais atuantes no centro cirúrgico e propiciar a troca de experiências entre palestrantes, residentes e preceptores”, destaca. A edição deste ano consolidou a jornada como um espaço de construção coletiva, inovação e fortalecimento das práticas de cuidado ao paciente.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo