O evento reuniu profissionais, residentes e especialistas no auditório Hemocentro
Sanmya Meneses, da Fepecs
A Residência Multiprofissional em Reabilitação Física e Cognitiva da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF) realizou, nesta quinta-feira (05), a primeira edição da jornada científica do programa. Com foco nos avanços e desafios do tema no Sistema Único de Saúde (SUS), o evento aconteceu no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília e trouxe uma programação interdisciplinar, reunindo profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, fisiatria, neuropsicologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.
A jornada contou com a participação de cerca de 80 participantes, entre estudantes, residentes e profissionais de saúde e teve como objetivo o debate dos avanços tecnológicos na área, desafios no atendimento a pessoas com deficiência e as melhores práticas na área de reabilitação física e cognitiva no DF.
A programação incluiu c. Os participantes puderam adquirir e aprimorar seus conhecimentos em temas que abordam a relevância do capital humano do SUS, a valorização do papel das equipes multidisciplinares na reabilitação física e cognitiva, evidenciando a força estratégica de seus colaboradores e a importância de uma abordagem humanizada e interdisciplinar no cuidado aos pacientes. O encerramento contou com um quiz interativo e entrega de prêmios.
A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física e Cognitiva, Flávia Martins von Glehn, destaca que a jornada contou com a participação de profissionais de referência na área de reabilitação e que o evento “reafirma o compromisso do SUS com a capacitação, a inovação, a inclusão e a excelência no cuidado à saúde”. Ela lembra, ainda, que essa é a primeira turma do programa de residência e que o empenho dos residentes fez toda a diferença para o sucesso do evento.
Sobre o programa de residência
A residência multiprofissional em reabilitação física e cognitiva tem o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde para atuar na área, abrangendo as atividades de assistência, ensino, pesquisa e gestão, com uma abordagem interdisciplinar, alinhada à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e à Política Nacional de Humanização. O programa também visa desenvolver competências para uma atuação multiprofissional, por meio de treinamento prático e teórico que priorize a aprendizagem crítica, independente e a investigação científica.