Vencedores da I Mostra de Estágio do DF participam de Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Estudantes de enfermagem da Escs foram premiados com a participação no evento

Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira

Estudantes do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs) participaram do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado em Fortaleza, entre os dias 3 e 6 de novembro. Responsável pelo trabalho “Educação em saúde no Centro de Educação Infantil 2 de Taguatinga: preservando o sorriso”, o grupo foi vencedor da I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal, evento promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), e que teve como premiação para o primeiro lugar a participação no congresso com todas as despesas custeadas com recursos de contrapartida.

Nesta edição, o Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde teve como foco de discussões o tema “Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde”. A programação contou com oficinas, minicursos, mesas-redondas, além de atividades culturais. O principal objetivo do evento foi permitir uma análise aprofundada das questões propostas, com ênfase nas desigualdades e na contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o congresso também deu destaque especial à inovação tecnológica na área da saúde.

A enfermeira e docente do curso de enfermagem da Escs, Flávia da Costa Rodrigues Lima, foi responsável por orientar os estudantes na realização do trabalho premiado e também acompanhou o grupo no congresso. Ela afirma que a premiação na mostra foi “uma surpresa muito agradável” e que a realização do evento despertou o incentivo aos trabalhos realizados nos cenários de prática dentro das atividades curriculares. “Muitas vezes essas ações não são registradas por escrito e nem divulgadas, o processo de escrever tudo que foi realizado, desde o planejamento até a execução, faz com que os estudantes da graduação se percebam como agentes de mudanças na realidade daquela comunidade”, destaca. Para ela, essa percepção faz com que os estudantes entendam o seu trabalho como essencial nos serviços de saúde.

A docente enfatiza que a possibilidade do grupo participar do congresso permitiu que eles conhecessem outros trabalhos realizados e “por meio dessa experiência, observar e discutir ideias de possíveis novos trabalhos a serem realizados no campo de estágio”. Como docente, ela se diz “muito feliz e realizada em participar desse momento e ver despertar nos discentes o interesse desde o início da faculdade”.

Letícia Conti é uma das cinco integrantes do grupo premiado e ressalta que participar do congresso foi uma experiência muito importante, especialmente por ela estar cursando o primeiro ano de enfermagem e ter logo tão cedo a possibilidade de conhecer novos campos de estudo. “Tivemos contato com diferentes temas e até possíveis áreas que poderemos seguir, além do aprendizado prático com relação à saúde da comunidade”, salienta. A estudante considera que o diferencial nos temas do congresso possibilitam uma visão mais ampla sobre a profissão e sobre as ações “que poderemos intervir e ajudar”.

Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do DF

A I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal foi realizada pela ESP/DF no mês de outubro e teve como objetivo a valorização do olhar da academia em relação ao ensino e à saúde, e do próprio estudante, que pode ser um multiplicador de conhecimento na futura profissão e no tratamento da população em geral.

O evento contou com a apresentação de experiências exitosas nos cenários do SUS por estudantes e reuniu mais de 20 trabalhos. Além do grupo vencedor, também ganharam destaque os trabalhos “Combatentes da Dengue: Campanha de Educação em Saúde realizada pela região de saúde Oeste em parceria com a Universidade Católica de Brasília em escolas públicas da Ceilândia” e “Melhorando a saúde do homem no Brasil: proposta e aplicação de um fluxograma na atenção primária”, projeto realizado na Região de Saúde Norte por estudantes do Centro Universitário de Brasília (UDF)- classificados respectivamente em segundo e terceiro lugares.

 

Rolar para cima
Pular para o conteúdo