Residentes da ESP/DF participam de Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes

O evento acontece nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília

Natalia Oliveira, da Fepecs

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), terá participação especial no Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS), entre os dias 29 e 30 de junho, no hotel Royal Tulip, em Brasília. Com o tema “O protagonismo de crianças e adolescentes na construção da Política Nacional de Saúde Mental”, o encontro vai reunir atores governamentais e não governamentais, além de gestores públicos, movimentos sociais e profissionais de saúde envolvidos com a temática proposta.

Representes da ESP/DF vão acompanhar os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infantojuvenil (PRMSMIJ), que atuarão como mediadores na Comissão de Acolhimento do evento, além de crianças e adolescentes e seus responsáveis, que são usuários de serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)- locais que servem como cenários de aprendizagem do Programa. Para a psicóloga e coordenadora do PRMSMIJ, Bethania Serrão, “essa participação, representa uma oportunidade singular de integrar os processos de formação às discussões estratégicas que orientam as políticas públicas nacionais”.

Com o objetivo de fomentar o diálogo com todos os setores envolvidos, estimular a construção de recomendações e diretrizes sobre os diferentes desafios presentes no campo e fornecer subsídios técnicos e políticos para o trabalho intersetorial e o cuidado integral desse público, o Fórum também representa um espaço de promoção da participação social como elemento central na construção das políticas públicas. Segundo Bethania, “esse convite do Ministério da Saúde significa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo nosso Programa na formação de profissionais especializados para o campo da saúde mental infantojuvenil, evidenciando a contribuição da residência para o fortalecimento do SUS”.

Formulação de Políticas

As políticas públicas ganham força quando são construídas a partir da escuta dos diferentes atores que vivenciam cotidianamente o cuidado, por isso, participar de eventos como esse é também participar ativamente da mudança, do avanço e da evolução dessas políticas. “Como coordenadora da residência, acredito que nossa participação é o reconhecimento da trajetória que temos construído na formação de profissionais comprometidos com a saúde mental infantojuvenil e com a defesa de uma atenção psicossocial qualificada”, afirma Bethania.

A presença de residentes e representantes da ESP/DF em um evento nacional indica que as experiências vivenciadas no âmbito do Distrito Federal são assertivas, eficientes e apresentam grandes resultados, além de reafirmar que ensino, assistência e gestão caminham juntos na consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte e mais sensível às necessidades de crianças e adolescentes.

Além de destacar a importância da teoria, das evidências científicas e de estudos baseados nessas evidências, Bethania lembra que “não basta preparar especialistas tecnicamente qualificados, é preciso formar profissionais capazes de atuar de maneira crítica, interprofissional e comprometida com os direitos de crianças e adolescentes”. O evento do Ministério da Saúde destaca que “a presença da residência neste Fórum reafirma um princípio fundamental do SUS: formar profissionais e construir políticas públicas são processos inseparáveis”, finaliza a coordenadora.

Programação

O evento do Ministério da Saúde espera receber cerca de 150 participantes, durante os dois dias de programação, incluindo coffe break e almoço, além da oportunidade única de fortalecer a rede de contatos e levar na bagagem muito conhecimento, aprendizado e a sensação indescritível de dever cumprido.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo