Evento reuniu gestores, servidores e especialistas para refletir sobre integridade
Sanmya Meneses, da Fepecs
A segunda-feira começou com discussão e partilha de conhecimentos no I Encontro de Ética, Transparência e Integridade na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs). O evento, que aconteceu no auditório da instituição, reuniu gestores, servidores e especialistas para refletir sobre integridade e um padrão ético como instrumentos imprescindíveis para uma administração pública efetiva e transparente.
Durante a abertura da solenidade, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, participou do encontro por meio de um vídeo e enfatizou que o evento é um “marco no compromisso da Fundação com a ética, transparência e integridade, valores que devem orientar todas as nossas ações e decisões”. A diretora lembrou, ainda, do empenho em promover um ambiente em que a integridade seja uma responsabilidade coletiva e vivida no dia a dia.
A diretora da Escola de Saúde Pública do DF, Fernanda Monteiro, destacou que o momento é muito especial para a Fepecs e suas escolas e lembra que a reflexão sobre esses temas está em consonância com ”o principal e fundamental objetivo dos servidores públicos”, que é trabalhar com ética, transparência e integridade. A diretora enfatizou que no último ano, a ESP/DF tem direcionado e fortalecido os seus trabalhos para esses valores, “permitindo que o cidadão possa conhecer e fiscalizar nossas condutas”, afirma.
Já Demétrio Gonçalves Gomes, diretor da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs), destacou que “esse um é um momento de integração e de grande importância para a gestão”. Ele relembrou o selo de compromisso social “Racismo, aqui Não!”, recebido pela Escs em junho deste ano, e falou da importância da ação para impulsionar mudanças na escola e formação dos futuros profissionais.
Também compuseram a mesa de abertura o diretor-executivo substituto da Fepecs, Amílcar Barbosa Cintra; o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Sejus-DF); Juvenal Araújo Júnior; o secretário de estado Controlador-Geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima, e o controlador setorial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Rafael Fernandes.
Assinatura de adesão e compromisso
Um dos momentos mais esperados do encontro, foi a assinatura pela alta gestão da Fepecs e das Escolas mantidas pela Fundação, de um termo de adesão e compromisso ao código de conduta da Fepecs, simbolizado o comprometimento das instituições com as boas práticas que promovam integridade, ética, transparência, prevenção e o enfrentamento a todas as formas de discriminação.
Além do termo de adesão e compromisso ao código de conduta da Fepecs, foi também disponibilizado o termo Compromisso Social: “Racismo, aqui não!”, para que todos os servidores presentes firmassem o seu compromisso com essas ações.
Programação
O evento contou com a Mesa redonda “Ética, Transparência e Integridade na Fepecs”, que teve a participação do coordenador de planejamento e gestão estratégica da Fepecs e Presidente do Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa de Integridade da Fepecs, Evandro Martins Medeiros, a gerente de desenvolvimento docente e discente do curso de enfermagem da Escs e Presidente da Comissão de Ética da Fepecs, Aline de Oliveira Costa, e Muriele Ferreira de Melo, ouvidora da Fepecs.
Dando continuidade à programação do encontro, a palestra “Assédio: um risco invisível” foi proferida pela especialista em gestão pública e servidora pública, Michelle Gomes Heringer Caldeira. A palestrante apresentou um panorama sobre a prevenção e combate ao assédio no trabalho, destacando a cartilha de prevenção ao assédio na administração pública do DF. A servidora trouxe, ainda, conceitos como assédio moral, assédio sexual, formas de denúncia e apresentou aos participantes estratégias coletivas e pessoais para prevenir o assédio no ambiente laboral.
Por fim, o encontro contou com a palestra “Racismo Institucional: como promover a igualdade racial e respeito à diversidade étnico-racial no ensino e pesquisa?”, conduzida pela gerente de atenção à saúde de população em situação vulnerável e programas especiais a médica de família e comunidade da SES/DF, Juliana Soares.
Iniciativas
Com o objetivo de promover a integridade e um padrão ético como instrumentos imprescindíveis para uma administração pública efetiva, transparente, e com mais qualidade para os servidores, colaboradores, estudantes e para os cidadãos que utilizam os seus serviços, a Fepecs tem aderido a diversas iniciativas. Dentre elas, a instituição da Comissão de Ética e a elaboração do Programa de Integridade da Fepecs e a publicação da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual, do Racismo, da Intolerância à população LGBTQIAPN+ e de todas as outras formas de discriminação na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), que culminou com a obtenção do selo de compromisso social “Racismo, aqui não!”.