Publicado: Quinta-feira , 20 de Junho de 2024, 10h00min | Última atualização em Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 10h00min

I MOSTRA DE ESTÁGIOS (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

 

 1. O que é a Mostra de Estágios?

A I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal tem como propósito o compartilhamento de experiências exitosas das atividades práticas realizadas nos cenários da SES-DF, valorizando a troca de saberes entre estudantes, docentes e profissionais de saúde da SES-DF de maneira a fomentar um espaço de discussão sobre a importância dos estágios na formação dos estudantes.

 

 2. A participação na Mostra de Estágios é obrigatória?

A participação na I Mostra de Estágios não é obrigatória. 

 

 3. Quem pode participar da Mostra de Estágios?

Estudantes das instituições de ensino conveniadas com a FEPECS, que fazem estágio nos cenários da SES-DF. Além dos docentes das mesmas Instituições e supervisores de cenário da SES-DF.

 

 4. Quando acontece a Mostra de Estágios?

A I Mostra de Estágios acontecerá no dia 02 de outubro de 2024.

8h30 às 18h.

Auditório da FEPECS.

 

 5. Como me inscrevo?

As inscrições para a I Mostra de Estágios acontecerá por meio de link disponibilizado no site da FEPECS, tanto para o público em geral, quanto para os estudantes que irão apresentar trabalhos.

 

 6. Como saberei se minha inscrição foi deferida?

A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde enviará uma mensagem eletrônica para confirmação. 

 

 7. O que é necessário para o momento da apresentação?

Para a apresentação, é necessário que os estudantes se apresentem com antecedência à equipe de organização do evento, com um Pen Drive ou compartilhamento pelo Google Drive.

 

 8 . Quais os grupos temáticos da I Mostra de Estágios:

Educação na Saúde: Fomentar produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde por meio de práticas de Educação Continuada e Educação Permanente (Nogueira et al, 2022).

 

Segurança do Paciente: um dos seis atributos da qualidade do cuidado, que tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. A Portaria MS/GM nº 529/2013, no artigo 3º, define como objetivos específicos da Política Nacional de Segurança do Paciente: promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de Saúde; envolver os pacientes e os familiares nesse processo; ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente; produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente; e fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e na pós-graduação na área da Saúde (Ministério da Saúde. Segurança do Paciente. FioCruz: Brasília, 2014, p. 16).

 

Processo ensino-aprendizagem: a educação brasileira exige profissionais com um novo perfil, com competências e habilidades para resolução de problemas imediatos e reais. Desse modo, um dos desafios da atual formação desses profissionais é estarem atualizados e preparados para o mercado de trabalho (Almeida apud Leite et al, 2021). Nesta temática deverão ser abordadas as metodologias aplicadas para garantir os objetivos de aprendizado. Ou seja, quais são as ações, elementos que contribuem no processo educacional, nos conhecimentos e nas habilidades a serem adquiridas durante as Atividades Práticas Curriculares.

 

 9. Quais os critérios para participação dos trabalhos?

Caso não cumpra nenhum dos requisitos acima, o trabalho será desclassificado e informado no período dos resultados da avaliação prévia do Edital.

 

 10. Quais os critérios para premiação dos trabalhos?

  1. Aplicabilidade no SUS; 
  2.  A originalidade do processo, ou do produto, ou do serviço;
  3. O uso das práticas pedagógicas;
  4.  Domínio do assunto, capacidade de argumentação, articulação, postura, utilização de língua padrão, respeito ao tempo de apresentação; 
  5. Impacto do estágio na formação técnica do estudante, ou seja, relação entre teoria e prática; 
  6. Realização de projetos com envolvimento social;
  7. Análise dos dados e resultados alcançados.

 No Edital está a tabela dos critérios detalhados para premiação dos trabalhos.

 

A comissão avaliativa definirá como finalistas às premiações, os trabalhos com maior pontuação em cada categoria dos critérios supramencionados.

Ocorrendo o empate serão utilizados como critérios de desempate, sucessivamente:

O resultado da premiação será divulgado ao final do evento em 02/10/2024 no Auditório da FEPECS.

 

 12. Quantos participantes por grupo?

Cada trabalho inscrito poderá contar com 1 (um) docente, 1 (um) supervisor de cenário e de 2 (dois) a 5 (cinco) estudantes.

 

 13. Quais as premiações?

 

  • 1º lugar: todos os participantes inscritos no trabalho vencedor receberão a participação no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) a ser realizado na cidade de Fortaleza no Ceará no período de 3 a 6 de novembro de 2024. A premiação inclui, também, a inscrição no evento, passagens aéreas de ida e volta e a hospedagem no local do evento.
  • O 2° todos os participantes inscritos no trabalho ganharão 1 (um) curso prático de Suporte Básico de Vida (BLS). O curso será realizado presencialmente em Brasília com carga horária de 6h.
  • O 3° todos os participantes inscritos no trabalho ganharão 1 (um) curso prático de Suporte Básico de Vida (BLS). O curso será realizado presencialmente em Brasília com carga horária de 6h.
Importante:
 

Reforça-se que os premiados são: docente (co-autor), os estudantes (co-autores), o supervisor de cenário onde ocorreu a experiência exitosa escolhida e o chefe do NEPS da Região de Saúde relacionada.

Fica sob responsabilidade dos servidores da SES-DF que serão premiados o pedido de dispensa de ponto para participação do 5º Congresso da ABRASCO ou para o curso de Suporte Básico de Vida conforme Portaria nº 76 de 03/06/2005 (DODF Nº 108, 10 de junho de 2005) que estabelece Normas para participação do servidor do Quadro Permanente de Pessoal da Secretaria de Estado de Saúde – SES/DF em ações de capacitação, com afastamentos de curta duração, a título de dispensa de ponto.

Os participantes dos trabalhos vencedores deverão usufruir dos prêmios respectivos na data proposta. É vedada a alternativa de usufruto da premiação em data posterior. Caso algum dos vencedores não puder participar do 5º Congresso da ABRASCO ou do curso de Suporte Básico de Vida, o prêmio será cancelado para o respectivo participante. Este receberá apenas a declaração do evento e do trabalho apresentado.

 

 14. Quando será o divulgado o resultado das premiações?

O resultado da premiação será divulgado ao final do evento em 02/10/2024 no Auditório da FEPECS.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo