ESP/DF participa do 17º Congresso Internacional da Rede Unida

Sanmya Meneses, da Fepecs | Edição: Natalia Oliveira

O congresso acontece em São Luís (MA) e segue até o dia 26 de junho

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) participa, até o dia 26 de junho, do 17º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado na cidade de São Luís, no Maranhão. Com o tema “Sabedoria e soberania com alegria”, o evento reúne pesquisadores, gestores, trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e instituições de ensino de todo o Brasil e de diversos países para debater os desafios contemporâneos da formação em saúde, da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), da participação social e da produção do cuidado.

A gerente de ensino técnico, Juliana Larissa Machado, e o coordenador do curso técnico em enfermagem, Fabiano dos Anjos Pereira Martins, representam a Escola e participam de atividades científicas, rodas de conversa, mesas de debate e encontros institucionais voltados ao fortalecimento das redes colaborativas e à qualificação da formação profissional em saúde.

A participação da ESP/DF conta também com o trabalho “Formação Técnica em Enfermagem no SUS-DF: inovação pedagógica por competências e integração ensino-serviço”, que foi selecionado para apresentação na modalidade de comunicação oral.

O coordenador explica que o estudo apresenta a experiência de construção e consolidação do projeto pedagógico do curso técnico em enfermagem da instituição, destacando estratégias de formação por competências, integração ensino-serviço, avaliação por evidências e fortalecimento dos cenários de prática no SUS. “A iniciativa evidencia o compromisso da Escola com metodologias inovadoras de ensino e com a formação de profissionais alinhados às necessidades do sistema público de saúde”, afirma. Ele destaca, ainda, que a participação no Congresso Internacional da Rede Unida reforça o compromisso institucional com a inovação pedagógica, a qualificação da formação dos trabalhadores da saúde e a defesa do SUS.

Encontros

Além da participação nas discussões e atividades do congresso, a equipe participou de um encontro com o secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/ MS), Felipe Proenço de Oliveira, reconhecido nacionalmente por sua contribuição à formulação de políticas públicas.

Também se reuniram com a conselheira nacional de saúde e representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Francisca Valda da Silva, e com Fernanda Lou Sans Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde, liderança reconhecida pela defesa da democracia participativa e pelo fortalecimento das instâncias de controle social na formulação das políticas públicas de saúde.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo